Samya Bruço sempre gostou de cozinhar. Uma das suas memórias de infância mais queridas é a de ir a casa de uma vizinha que tinha uma forma de bolo em forma de coração. A vizinha acabou por lhe oferecer a forma e Samya fez o seu primeiro bolo de iogurte. Desde então, a paixão pela cozinha e os doces nunca desapareceu.

Nascida e criada no estado de Santa Catarina, no Brasil, Samya estudava arquitetura. A crise económica levou-a a mudar-se para Portugal. No nosso país, continuou a estudar e formou-se em história da arte, tendo depois feito um mestrado na área da cultura – áreas nas quais não conseguiu encontrar emprego.

Em 2018, estava grávida do seu primeiro filho e infeliz com a sua situação profissional. Esta necessidade de realização e gosto pela cozinha foi o que a levou, então, a dar os primeiros passos no projeto que é agora a Sam Pastelaria Saudável: uma pastelaria online com snacks, doces e bolos saudáveis – sem glúten, sem açúcares adicionados, baixo em gorduras, sem lactose e com muitas opções vegan – e entregues ao domicílio. “A minha motivação foi fazer algo de que me pudesse orgulhar muito”, explica Samya.

Re-aprender os alimentos e criar doces saudáveis

Há alguns anos, procurou uma nutricionista com quem fez uma reeducação alimentar. “É aprender o que os alimentos fazem por nós”, explica Samya, “Passei a substituir as refeições que eu gostava por equivalentes mais saudáveis. Deu certo e os resultados são muito visíveis na saúde”.

Esta reeducação alimentar foi o que a guiou para os doces saudáveis. Começou a experimentar e a aperfeiçoar as suas receitas. Ficou apaixonada pelos resultados, e queria partilhá-los com o mundo!

Uma aprendizagem contínua

Apesar do talento na cozinha e o conhecimento do valor nutricional dos alimentos, havia ainda muito que não sabia sobre o negócio. Com dois filhos pequenos e um orçamento familiar apertado, voltar a estudar não era uma opção viável.

“Quando comecei, tudo o que eu tinha era o telemóvel”, conta Samya, “então eu literalmente pesquisava tudo no Google e no Youtube”. Para que os seus doces tivessem aspeto e qualidade de pasteleiro, começou a ver tutoriais no Youtube e a colocá-los em prática – desde técnicas de chocolate a coisas tão simples como utilizar corretamente um saco de pasteleiro.

“A partir do momento em que me apercebi do quão longe conseguia chegar usando ferramentas digitais, passei literalmente a perguntar tudo ao Google!”, conta-nos com uma risada. Sem experiência na área, começou a pesquisar tópicos e aulas online sobre criação de websites, keywords de pesquisa e anúncios, otimizando o seu website para ser facilmente encontrada em pesquisas – um fator cada vez mais importante, uma vez que as pesquisas no motor de busca já representam cerca de 32% das visitas ao seu website.

A vida faz sentido quando tomamos uma decisão de começar um projeto, um negócio, que faz sentido para nós. E vamos ter que usar tudo o que aprendemos até agora nele.

Através do motor de busca e análise de trends e pesquisas, começou a encontrar as keywords relevantes para o seu conteúdo. Esta pesquisa levou-a a descobrir os seus diferentes públicos: primeiro, as pessoas preocupadas com a alimentação saudável, depois seguiram-se pessoas com intolerâncias alimentares e, atualmente, a maior parte das vendas são de bolos para bebés, no qual se tem vindo a especializar.

Após completar um curso online, começou a criar ações de Google Ads – e já conseguiu verificar um aumento nas vendas de 30% nas semanas em que os anúncios estão ativos.
“Eu tinha uma paixão, e até tinha talento. Mas não tinha formação nem técnica”, explicou-nos, “Tudo o que consegui fazer foi com o apoio destas ferramentas”.

A sustentabilidade do negócio

Para garantir sustentabilidade, a pastelaria trabalha na reutilização máxima dos alimentos. “Eu tento utilizar os alimentos na íntegra”, explica a pasteleira, “Por exemplo, faço a minha própria bebida vegetal de amêndoa e os resíduos das amêndoas são depois incorporados na massa de um bolo.” Quando lhe perguntam se tem stock pronto para entrega “a resposta é sempre não”, conta. “Faço todos os bolos por encomenda para evitar qualquer tipo de desperdício”.

A sustentabilidade é também a rentabilidade e continuidade do negócio. Tendo agora o seu parceiro a trabalhar full-time consigo, recorrem ao Google Workspace para a gestão diária. Através do calendário partilhado coordenam a produção dos doces e respetivas entregas, e partilham a responsabilidade pelo fluxo de encomendas a chegar e o serviço de venda e pós-venda todo feito através do Gmail, de forma personalizada.

Também recorre ao Google Drive para coordenar os documentos mais importantes: as suas fichas de produção (com todas as receitas, quantidades e processos necessários à pastelaria) estão online e acessíveis, garantindo a qualidade do produto em qualquer circunstância.

Isto é especialmente importante porque o plano é crescer, e porque a pastelaria é agora o trabalho e sustento da sua pequena família. Samya continua a apostar tanto na sua formação enquanto pasteleira, mas também enquanto gestora de marketing digital.
“Sinto-me muito realizada, sinto que sou capaz de fazer tudo”, conta Samya, “Quando se tem força de vontade, quando se quer começar, o Google responde.” Apesar dos obstáculos, Samya sente que tomou a decisão certa, e encontra-se no lugar oposto de como se sentia quando resolveu começar.