Foi há cerca de cinco anos que Seria Lee, natural de Hong Kong, viu um documentário sobre a poluição de plásticos no nosso planeta. Em reflexão, percebeu que também ela fazia parte deste problema e tomou a decisão de retirar os plásticos da sua vida. Passo a passo, foi mudando coisas na sua rotina para a tornar cada vez mais sustentável.

Trabalhava em Hong Kong, onde o ritmo acelerado e as longas horas de trabalho a fizeram sonhar com uma vida diferente. Ao visitar Portugal, percebeu que o nosso país era o que estava à procura: um sítio com um ritmo calmo, onde poderia recomeçar a sua vida de uma forma mais minimalista, menos consumista, mais tranquila e mais sustentável.

Mudou-se, com o marido, para Alcântara, onde rapidamente se adaptaram. No entanto, era difícil evitar o consumo de plásticos recorrendo aos supermercados comuns, onde a maioria das embalagens são de plástico. Foi assim que decidiram abrir o Zero Laboratório, uma loja de produtos a granel e zero desperdício. “Achei por bem ter esta loja em Alcântara, para poder dar mais opções sustentáveis aos consumidores locais”, explicou Seria.

No Zero Laboratório, vai encontrar produtos alimentares a granel, bem como detergentes, e outros produtos para a casa. Os clientes podem levar o seu próprio recipiente reutilizável ou comprar na loja. Todos os produtos são portugueses e de fornecedores mais próximos possível, para limitar a poluição causada pelo transporte. Também vai encontrar produtos zero desperdício e algum artesanato feito por pequenas marcas: “Tentamos dar espaço a pequenas marcas portuguesas que acreditamos que estão a fazer um ótimo trabalho, mas que não têm muita exposição”.

Os desafios de um negócio

É a primeira vez que sou dona de um negócio, e tem sido desafiante para mim e o meu marido

Um dos primeiros desafios após abrir a loja foi encontrar a sua clientela. “Estamos fora do centro, em Alcântara, e o Google My Business ajudou-nos muito”, uma vez que o cartão digital da loja permitiu que as pessoas os encontrassem tanto por questões de geografia, através do Google Maps, mas também através da pesquisa de keywords relacionadas com o consumo sustentável. Seria estima que o tráfego cresceu cerca de 40% desde que começaram a usar a ferramenta com todas as suas potencialidades.

Inicialmente, a loja não tinha o seu próprio website, por isso Seria tirou partido da ferramenta da Google, colocando todas as informações, desde contactos e localização, a fotografias de todos os produtos, divididos por categorias, bem como atualizações de horários durante a pandemia Covid-19. 

Agora que já têm website, as ferramentas digitais Google continuam a ser uma mais valia – o Google My Business ajudou o tráfego do site a crescer cerca de 60%.

Hoje, o online é a melhor plataforma para chegar aos consumidores, especialmente para uma loja pequena como a nossa”, conta Seria. Utilizam a ferramenta do Google Analytics para perceber quais os produtos mais procurados no site, qual o ciclo de vida do produto até à próxima compra, fazerem a gestão de stock adequada, bem como para descobrir quais as keywords que levaram os consumidores a encontrá-los.

Desde que tenho um negócio, percebo que os dados são o mais importante, porque os números são honestos”, explica Seria, reiterando que é através desta análise que ficam a conhecer os seus consumidores e a forma como se relacionam com os seus produtos, o que lhes permite fazer melhores decisões de gestão e marketing.

Partilhar valores

Antes e durante os primeiros meses da pandemia, o Zero Laboratório organizou vários workshops de Zero Waste. Foi uma forma para encontrar novos clientes que se estão a interessar pela sustentabilidade e pelo desperdício zero, mas ainda não sabem bem como fazê-lo. Analisando as reviews do Google My Business e as tendências de pesquisa do Google, encontraram os temas que mais interessavam à aos participantes e organizaram workshops em torno desses tópicos. “Os workshops eram bons eventos de marketing, dando a conhecer não só o nosso conceito, dando a conhecer o conceito do Zero Laboratório mas também educativos possibilitando trazer mais sustentabilidade à vida dos participantes“.

Para fazer a gestão destes eventos, bem como de todos os aspectos do negócio, desde o plano de marketing, às novas ideias de produtos, até aos contactos de fornecedores e clientes, utilizam as ferramentas do Google Workspace. A facilidade de interação entre ferramentas, como o email, contactos e calendário, e a utilização multiplataforma ajudam a simplificar a gestão diária.

Seria está orgulhosa do negócio, mas mais do que isso, pela forma como pode partilhar um modo de vida mais sustentável com outras pessoas. “Eu aprecio muito as pessoas que continuam a trabalhar para tornar a sua vida cada vez mais sustentável, porque eu sei que, por vezes, é difícil”, revelando que, enquanto recém mamã, sabe como isso pode ser desafiante no que toca a fraldas e produtos de bébé. “Mas tudo vale a pena quando percebemos que as coisas são reutilizáveis. Não são lixo. E sentimo-nos empoderados ao saber que estamos a fazer algo bom para o mundo”.